Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acupuntura em cavalos.

A acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa (também aplicada pelos indianos e egípcios) que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, para obter efeito terapêutico. Essas agulhas provocam estímulos que levam o organismo a uma resposta, causando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico. Esta técnica de tratamento vem crescendo e muito tanto na medicina humana quanto veterinária. A acupuntura é muito usada em associação com a medicina alopática (que faz uso de drogas e fármacos), na chamada medicina integrativa. 





Como você pode ver no vídeo acima, nossa "cobaia" está completamente relaxada. Essa agulha aí na testa da Áurea, nossa modelo, está no ponto VG20, ou seja, no ponto Bauhui, local calmante e sedativo. A sonolência é desencadeada pela liberação de certas substâncias neuroquímicas que o organismo produz mediante os estímulos da acupuntura. Durante toda a gravação ela ficou assim, complemtamente sonolenta, quase cochilando. Na figura abaixo, você pode ver a localização exata do ponto. O número 1 mostra um triângulo, e o Bauhui fica na ponta superior.

 

Dentre as principais doenças tratadas em acupuntura eqüina as mais freqüentes são as associadas a problemas locomotores, osteomusculares e de performance atlética. Mas há outros sistemas que não o locomotor que se beneficiam e muito com o uso da acupuntura em cavalos, dentre eles os sistemas neurológico, imuno-endócrino, cardiovascular e, com grande destaque, o digestivo.

obs: para olhar o vídeo clique no link. http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=99449&blog=369&coldir=1&topo=4138.dwt
Essa matéria foi feita no HV da ULBRA, já faz algum tempo.


Algumas fotos de acupuntura:








Boa noite.




Beijos..

Um comentário:

  1. Olá Carol, sou veterinária e estou organizando um curso de acupuntura em equinos, gostaria de saber se posso usar a primeira foto postada acima na propaganda do curso?! Caso tenha interesse em realizar o curso estou com vagas em aberto ainda.
    Obrigada e aguardo contato...
    packer.vet@live.com

    ResponderExcluir